9.05.2010

start with you

começa com você, um movimento para quem gosta do mundo do jeito que ele não está. 

o mundo nunca foi perfeito. mas verdade seja dita: nos últimos tempos ele piorado bastante. só restam 7% da mata atlântica. anualmente, dois milhões de pessoas morrem por efeitos da poluição no mundo e nosso lixo lota 53 maracanãs. não se trata de ativismo ecochato. mas sim de sobrevivência. e para quem acha que os incomodados deveriam se mudar, a noticia ruim é que não tem pra onde ir. na falta de outro planeta cabe a nós mudarmos o mundo - tentar pelo menos. achou complicado? é menos do que parece. comece pelo mais simples. compre menos comida, 1/3 de tudo que compramos vai pro lixo. não jogue óleo no ralo da cozinha. 1 litro de óleo polui mais de 25 mil litros de água. use ecobags, as mais simples custam na faixa de dois  a três reais, e ainda é uma sacola super bacana. algumas são bem estilosas, porém mais caras. o importante é diminuir o uso das sacolas de plástico, e se for usar, use as pretas feitas de material reciclado. as sacolas plásticas também podem ser recicladas e virar plástico para brinquedos, material de construção ou outras sacolas, então lave cada uma e separe para despachá-las na coleta seletiva. é bizarro a quantidade de animais que morrem ingerindo sacos plásticos. são cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas.

de vez em quando saia de bicicleta ao invés de sair de carro, se 20 pessoas em cada estado fizessem isso seriam 104 toneladas de CO2 a menos no ar por ano.  e desligando o computador à noite, tu economiza milhões em geração de energia. então não tá usando o pc, desliga né? parece bem chato, mas enquanto mais pessoas pensarem da mesma forma, o mundo pode melhorar bastante. são pequenas atitudes que fazem a diferença. porque quando tu começa, tu não é apenas mais um, tu é um a mais. e quando muitas pessoas sonham o mesmo sonho, este é o primeiro passo para torná-lo uma realidade. gerações de sonhadores acabaram com guerras, mudaram a política, lutaram por menos desigualdade social e racial, e provaram que é possível mudar o mundo. agora chegou a nossa vez. visitem o site SWU, e saibam mais sobre esse movimento de conscientização em prol da sustentabilidade.
parte do texto foi retirado da revista rolling stone - que é uma das apoiadoras do projeto.
-

11 comentários:

  1. porque o pouco de cada um, pode ser muito se juntado com outro pouco ;)'
    (foi isso que eu aprendi no final de semana)

    beijas, lu :*

    ResponderExcluir
  2. apoiado... o consumismo está está matando o mundo...

    ResponderExcluir
  3. não gosto dessa transformação do mundo.

    ResponderExcluir
  4. 'o mundo pode melhorar bastante. são pequenas atitudes que fazem a diferença.'

    nossa, isso me lembrou ontem, eu na cozinha com a minha amiga, fazendo alguma coisa pra ela e eu comermos (eu sou vegetariana, então quando meus amigos veêm aqui sempre rola um momento onde eles ficam meio na duvida se vão ou não gostar do que eu servir HAHA mas geralmente eles gostam, ou mentem bem, enfim.) sei que uma hora ela perguntou porque eu era vegetariana e porque eu usava aquelas sacolas de pano, e ainda mandou um 'se só você faz, de que adianta?' e eu respondi exatamente isso, que o que conta mesmo são as pequenas atitudes. eu SEI que não to salvando o mundo com isso, e não salvo TODOS os animais abdicando da carne, mas acho que se cada um fizesse um pouco, mesmo que coisas muito minimas, a diferença seria enorme.

    enfim, falei demais. haha :*

    ResponderExcluir
  5. Eita Luna, legal o texto. eu já trabalhei numa empresa de consultoria ambiental, já fui colunista de um jornal escrevendo sobre meio ambiente e moro na "cidade mais ecológica do país", mas acredite as pessoas por aqui também jogam lixo na rua, pela janela do ônibus enfim...Através de pequenas atitudes é quea gente muda a gente mesmo e o mundo. Inclusive falando sobre os problemas e não fingindo que não está acontecendo nada!

    Ps: Obrigada pela liberação do uso das fotos. ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. E nem é tão difícil assim. Vamos ajudar o mundo!!!


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. vamos mudar o mundo sem precisar colaborar com eventos que encham os bolsos de grandes empresários que utilizam a bandeira da ecologia como forma de faturar.

    ResponderExcluir
  8. Somos capazes, se estivermos verdadeiramente bem intencionados.

    Adorei o texto, não foi chato de ler. :D

    ResponderExcluir
  9. Uai! Tou te seguindo mas as postagens não aparecem ): Que foi que aconteceu?

    Enfim, desculpas.

    Ontem vi um vídeo no YouTube falando que podemos salvar o planeta desde que não incomodemos os outros com o discurso verde, afinal, todo mundo já sabe que estamos na pior. Quanta raiva aquilo me deu!

    Sim, às vezes é chato ficar ouvindo discurso verde, mas se não tiver isso pra levar o pessoal pra frente o que mais fará? Se com ele já estamos na pior, imagina sem ele?

    ):


    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Dicas inteligentes, pessoas inteligentes, um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  11. fazer o bem sem olhar a quem... todo mundo junto em prol de um bem maior.
    bjs

    ResponderExcluir

- me concede uma dança?

Baila Comigo está protegido por uma Licença Creative Commons. Credite.

Licença Creative Commons
Contador de visitas